União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Apucarana sedia encontro estadual de redatores curriculares

Apucarana sedia encontro estadual de redatores curriculares

Apucarana sediou ontem (11), o primeiro encontro do grupo de redatores que construirá um currículo escolar para o Paraná em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A reunião foi realizada no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e teve a participação de 28 representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR).

Homologada pelo Ministério da Educação em dezembro do ano passado, a Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Os estados e os municípios brasileiros têm prazo até o início de 2020 para adequarem seus currículos à BNCC. No Paraná, esse trabalho será coordenado pelo chefe do Departamento de Educação Básica da SEED, Cassiano Ogliari, e pela presidente da Undime-PR, que também é secretária municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes.

“Hoje, a maior parte dos estados e municípios não possuem um currículo unificado. Então, o estudante enfrenta dificuldades quando precisa transferir a matrícula, pois o conteúdo que ele estava aprendendo na escola de origem difere daquilo que é ensinado na escola de destino, no mesmo ano de escolarização. Com a implantação da BNCC, a perspectiva é que os alunos tenham o direito de aprender as mesmas competências e habilidades, independente da região onde residam,” explicou o professor Cassiano.

A presidente da Undime-PR, Marli Fernandes, detalhou como será o trabalho dos redatores curriculares no Paraná. “Primeiro, esse grupo passou por formação continuada junto ao Ministério da Educação. Agora, eles devem construir um documento integrando as propostas da BNCC às especificidades do Estado do Paraná. E, por fim, os municípios ainda vão construir ou adequar os seus currículos às diretrizes aprovadas em nível estadual”, disse.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, agradeceu à oportunidade da cidade sediar o primeiro encontro do grupo de redatores curriculares do Paraná. “Nós estamos felizes por recebê-los no nosso município e em ver que a nossa secretária de educação, Marli Fernandes, está engajada nas principais discussões que pretendem elevar a qualidade do ensino ofertado às crianças e jovens brasileiros,” afirmou.