União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Diretoria da UNDIME - PR discute ampla pauta na I Reunião da Gestão 2021/23

Diretoria da UNDIME - PR discute ampla pauta na I Reunião da Gestão 2021/23

Na tarde dessa segunda (02) a diretoria da Undime PR realizou sua primeira reunião. O plano de trabalho para a gestão 2021/23 foi apresentado à diretoria pela presidente Marcia Baldini, com destaque e anúncio de ações imediatas para o fortalecimento da atuação e autonomia dos dirigentes municipais de educação e articulação regional, a presidência solicitou contribuições para construção do plano e anunciou reuniões setoriais para tópicos específicos. “Todos são muito importantes, trabalhamos para o mesmo objetivo: o fortalecimento dos dirigentes municipais de educação, nada é melhor do que todos nós juntos para sermos mais fortes e superarmos os desafios que temos na gestão da educação municipal”, comentou a presidente Marcia Baldini.

A vice-presidente Marli Regina Fernandes da Silva, realizou a prestação de contas da gestão 2019/21, da qual foi presidente, com destaque para a eficiência na gestão dos recursos e conquista da nova sede, localizada em Curitiba, na Comendador Araújo, 143, 13º andar, sala 134 – Edifício Executive Center Everest. “A sede é um ponto de apoio que temos em Curitiba, um espaço para todos nós", comentou a vice-presidente Marli em convite aos dirigentes para visita ao local.

Com o propósito de atender aos anseios dos dirigentes de municípios de todos os portes, foi apresentada a proposta do Curso para Dirigentes Municipais de Educação, que prevê 14 encontros virtuais e um presencial com carga horária de 54h e aberto também a técnicos de secretarias.

Na oportunidade foi discutida a anuidade de municípios associados e esforços da gestão para atrelar vantagens e atrativos aos municípios associados, entre eles: descontos em cursos de extensão e pós-graduação, em hospedagem e aquisições para educação e suporte jurídico que se somariam aos benefícios usufruídos pelos associados.

Para a organização dos trabalhos, a presidência propôs reuniões mensais ordinárias na tarde da primeira quinta-feira de cada mês e lives semanais de trocas de experiências para que dirigentes municipais apresentem suas experiências.

A pedido da Undime Nacional será formada uma comissão para estudo das demandas de vagas na etapa creche, 0 a 3 anos, os participantes da comissão apresentarão casos de sucesso na ampliação de vagas em seus municípios.

Durante a reunião, foi discutida questões sobre a destinação dos recursos do Fundeb (70%) e seu uso para pagamentos de outros servidores além de professores e a obrigatoriedade de investimento de 25% na educação em 2020, os temas serão debatidos em formação futura assim como a nova portaria da educação infantil, Portaria 276, de 28 de julho de 2021.

“Nós realmente estamos juntos, os desafios são enormes, mas penso que quanto mais fortalecidos estivermos, mais conseguiremos avançar”, comentou a presidente Marcia Baldini agradecendo a participação dos membros da diretoria. Em outubro de 2021 será realizada nova reunião, de forma presencial.