União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Plataforma de Apoio à Aprendizagem é apresentada aos dirigentes municipais de educação do Paraná

Plataforma de Apoio à Aprendizagem é apresentada aos dirigentes municipais de educação do Paraná

A Undime-PR realizou, na tarde de ontem (26), por meio de webconferência, o lançamento da Plataforma de Apoio à Aprendizagem. Participaram do evento, dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das secretarias municipais de educação e professores de todas as regiões do estado.

A Plataforma de Apoio à Aprendizagem foi idealizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), Fundação Lemann e Instituto Reúna.

“Essa ferramenta nasceu da nossa preocupação sobre como os educadores iriam mensurar os conteúdos que os alunos aprenderam e os ainda precisam desenvolver no contexto da pandemia de Covid-19. Mesmo que as autoridades de saúde autorizem a reabertura das escolas, o ensino presencial deve coexistir com o remoto por mais algum tempo. Então, adaptações no processo ensino-aprendizagem precisam ser feitas,” afirmou o presidente da Undime-Nacional e dirigente municipal de educação de Sud Menucci-SP, Luiz Miguel Garcia.

A presidente da Undime-PR e dirigente municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes, destaca que a equipe estadual de redatores está finalizando também a construção do Referencial Curricular do Paraná em Foco. O documento deve ficar pronto em dezembro. “Além da Plataforma de Apoio à Aprendizagem, esse é outro instrumento que irá auxiliar os educadores a identificarem os conteúdos que os estudantes não podem deixar de aprender, mesmo em períodos atípicos como o que estamos vivendo,” disse.

A apresentação da Plataforma de Apoio à Aprendizagem foi feita pelo representante do CAED, Carlos Palacios. Para quem não conseguiu assistir ao vivo, o vídeo continua disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=bZj5OTUhP94.

Os conteúdos da Plataforma de Apoio à Aprendizagem são completamente gratuitos, sendo que o gestor ou professor precisa realizar um cadastro antes de acessá-la. O endereço eletrônico é https://apoioaaprendizagem.caeddigital.net/.