União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Undime-Paraná conquista sua sede própria

Undime-Paraná conquista sua sede própria

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná está de casa nova. Na tarde desta quinta-feira (22/7), durante a abertura do 18º Fórum Estadual Ordinário, a presidente da instituição e secretária municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes, apresentou a sede própria da Undime-Paraná aos seus associados. O valor investido na compra do imóvel de 126 m2 somou R$ 580 mil.

“A Undime-Paraná está completando 35 anos e sempre funcionou em um prédio alugado. Nós estamos muito felizes com a realização desse sonho, que só foi possível graças aos nossos associados adimplentes e à doação de empresas que acreditam no poder da educação para transformar a vida das pessoas. Muito obrigada a todos,” afirmou a presidente Marli Fernandes.

O coordenador geral de Formação de Professores da Educação Básica, do Ministério da Educação, Alexandre Anselmo Guilherme, participou de forma virtual da abertura do 18º Fórum Estadual Ordinário da Undime-Paraná. “É uma honra muito grande participar desse momento de reflexão e de tomada de decisões. O Ministério da Educação mantém e sempre manterá o diálogo aberto com a Undime, por entender que esta é uma organização fundamental para a educação do nosso país. Eu desejo um excelente encontro e parabenizo a presidente Marli Fernandes e a vice-presidente Márcia Baldini pela gestão,” disse.

Já o presidente da Undime-Nacional e dirigente municipal de educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, destacou a grande contribuição da seccional paranaense para a educação do país. “A presidente da Undime-Paraná, professora Marli, foi referência no processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, sendo uma das maiores autoridades brasileiras nesse assunto. Da mesma forma, a vice-presidente Márcia Baldini, é coordenadora do nosso grupo de trabalho de Ensino Fundamental, cujas discussões estão culminando na construção de importantes programas de alfabetização. Vocês duas representam uma diretoria e um conjunto de municípios muito atuante,” elogiou.  

O secretário estadual da educação Renato Feder, por sua vez, abordou o momento que as escolas estão vivendo, em meio à pandemia de Covid-19. “Com o início do segundo semestre, o maior desafio que as redes de ensino têm é garantir a segurança dos alunos no processo de retomada das aulas presenciais. Neste contexto, os municípios podem contar com todo o apoio e assistência da Undime-Paraná e também da SEED-PR”, afirmou.

Em vídeo encaminhado ao fórum, o secretário estadual da saúde Beto Preto falou sobre o avanço da vacinação contra a Covid-19. “Os professores foram incluídos entre os grupos de risco e tiveram prioridade na vacinação porque entendemos que a educação é uma área prioritária. Com a graça de Deus, nós conseguiremos imunizar cem por cento da população paranaense até meados de setembro,” adiantou.

Grandes entusiastas da educação, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e o vice-prefeito Paulo Vital foram a Curitiba para conhecer a nova sede da Undime-Paraná e também participaram da mesa de abertura do 18º Fórum Estadual Ordinário. “Apucarana sente-se honrada em dividir a nossa secretária de educação, Marli Fernandes, com os demais municípios do estado, por meio da Undime-Paraná. Ela é uma profissional muito competente que tem mais de trinta anos de experiência na carreira docente,” frisou.     

O 18º Fórum Estadual Ordinário da Undime-Paraná tem como tema Políticas Públicas e Currículo em Tempos de Pandemia. Nesta quinta-feira (22/7), além da inauguração da nova sede da instituição, os participantes assistiram às palestras ‘Da avaliação diagnóstica às avaliações externas: uma análise do contexto político e pedagógico’ e ‘Saúde mental e competência socioemocional’.

A eleição da nova diretoria da Undime-Paraná deve ser o ponto alto da programação de amanhã (23/7), a partir das 9 horas. Estão previstas também as palestras ‘Educação híbrida: normas e práticas em tempos de pandemia’, ‘Referencial Curricular do Paraná em foco’ e ‘Educação infantil e os campos de experiências’.

A nova sede da Undime-Paraná está situada à Rua Comendador Araújo, 143, 13º andar, sala 134 – Edifício Executive Center Everest.