União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Undime-Paraná reúne 360 participantes em Fórum Estadual

Undime-Paraná reúne 360 participantes em Fórum Estadual

Começou nesta quinta-feira (12/3), em Curitiba, o Fórum Estadual da Undime-Paraná. Com o tema “Gestão Municipal e Políticas Educacionais: avaliação e currículo”, o evento reúne aproximadamente 360 participantes, oriundos de 200 cidades.

De acordo com a presidente da Undime-Paraná e dirigente municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes, o objetivo do fórum é repassar orientações e esclarecer as dúvidas das equipes das secretarias de educação, tendo em vista o fechamento das gestões municipais em ano eleitoral. 

Durante a abertura do fórum, na manhã de hoje, o Referencial Curricular do Paraná também foi apresentado aos participantes. “O documento é fruto de um intenso trabalho, realizado nos dois últimos anos, por técnicos-pedagógicos indicados tanto pela Secretaria de Estado da Educação como pela Undime. O referencial tem a ambição de formar cidadãos críticos que vão intervir nos rumos da sociedade e do mundo em que habitam,” disse a presidente Marli Fernandes.

O Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, participou do evento e parabenizou os dirigentes de educação pelos excelentes resultados que os municípios vêm apresentando no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “O Paraná é a unidade federativa que mais avançou no Ideb nos últimos anos, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nós temos muitos municípios com notas maiores do que 7,0 e alguns até superiores a 8,0. Eu agradeço sinceramente a parceria que a Undime mantém com a SEED. O meu desejo é que nós continuemos juntos nesta missão: construir um ensino de excelência para todos os estudantes do estado,” afirmou. 

O presidente da Undime-Nordeste, Aléssio Costa Lima, ministrou a primeira palestra do fórum, sobre a importância do Fundeb para o financiamento da Educação Básica. Ele também elogiou o empenho da atual gestão da Undime-Paraná na luta por um ensino público de qualidade.  “A presidente Marli Fernandes e a vice-presidente Márcia Baldini são mulheres engajadas, que vêm marcando presença nas principais discussões sobre educação que acontecem no país,” declarou. 

Participaram ainda da abertura do Fórum Estadual da Undime-Paraná, a representante do Conselho Estadual de Educação, Clemencia Maria Ferreira Ribas; a presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-Região Sul), Ana Lúcia Rodrigues; o consultor em educação da Associação dos Municípios do Paraná, Jacir Bombonato; a secretária de articulação e dirigente municipal de educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila; e a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates.