União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Undime-PR debate a educação no contexto da pandemia de Covid-19

Undime-PR debate a educação no contexto da pandemia de Covid-19

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR) está realizando nesta semana um seminário virtual para debater a situação das redes de ensino no contexto da pandemia de Covid-19. A programação começou hoje (30/6) e é transmitida pelo canal da instituição no Youtube.

“Nós estamos vivendo um momento atípico na educação. As escolas de todo o país estão com aulas presenciais suspensas devido ao risco de transmissão do novo coronavírus. As equipes técnicas das secretarias de educação e os professores estão precisando se reinventar para que os alunos não fiquem distantes do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do seminário é repassar orientações e esclarecer as dúvidas que surgem nesse contexto,” explicou a presidente da Undime-PR e dirigente municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes.

O secretário estadual de saúde, Dr. Beto Preto, participou do primeiro dia do seminário. Ele destacou que o Paraná encontra-se na ascendente da curva de transmissão do Sars-CoV-2. “Nós registramos hoje o maior número de casos confirmados e de óbitos desde o início da pandemia. O índice de isolamento social dos paranaenses está em 35%, quando o mínimo necessário seria algo em torno de 55%. Eu sei que os professores e as famílias estão fazendo um enorme esforço para que as crianças continuem com seus aprendizados em casa, mas a retomada das aulas presenciais só será possível quando o número de casos da doença começar a diminuir,” explicou o secretário.

O Governo do Paraná, por meio da Casa Civil, com participação da Undime-PR, está criando um comitê que será responsável por definir o protocolo para a retomada das aulas presenciais no estado. “A primeira reunião do grupo deve ocorrer na próxima semana. A reabertura das escolas só será possível quando a curva da Covid-19 estiver descendo e, mesmo assim, teremos que garantir o distanciamento social entre professores e alunos, muito provavelmente não poderemos trabalhar com salas de aula completas,” detalhou o diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior.

Cerca de mil dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação, das diversas regiões do Paraná, inscreveram-se no seminário virtual da Undime-PR. Participaram também da programação do primeiro dia, o presidente da Undime-Nacional, Luiz Miguel Garcia; a vice-presidente da Undime-PR, Márcia Baldini; o gerente de inovação da Fundação Lemann, Lucas Rocha; e a consultora da plataforma Conviva Educação, Amanda Teodorovicz.

O seminário virtual da Undime-PR continua nesta quarta-feira (1/7), em transmissão ao vivo a partir das 15 horas.