União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Undime-PR disponibiliza material para auxiliar as secretarias municipais de educação na organização do ano letivo de 2021

Undime-PR disponibiliza material para auxiliar as secretarias municipais de educação na organização do ano letivo de 2021

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto Reúna, preparou um material para auxiliar as secretarias municipais de educação na organização dos dias de Estudo e Planejamento, que antecedem o início do ano letivo de 2021. O material será disponibilizado por meio do site da instituição (www.undimepr.org.br) a partir do dia 30 de janeiro.  

“Nós praticamente não tivemos aulas presenciais no ano passado e os municípios enfrentaram um desafio imenso para garantir a educação das crianças no cenário da pandemia de Covid-19. Apesar de a vacinação já ter começado, é provável que ainda demore alguns meses até que boa parte da população esteja imunizada. Então, neste momento, temos que pensar estrategicamente como será o ano letivo de 2021,” afirmou a presidente da Undime-PR, Marli Fernandes.

É importante frisar que a Undime-PR está disponibilizando o material em caráter de sugestão aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação. “Nós compreendemos que os municípios têm realidades diferentes. Cabe a cada equipe analisar os roteiros e verificar se eles são condizentes com as especificidades das suas escolas,” acrescentou Marli Fernandes. 

Em 2020, a Undime-PR, por meio do grupo de redatores da BNCC, também preparou o guia Referencial Curricular do Paraná em Foco. O documento aponta os conteúdos que os alunos não podem deixar de aprender em cada ano escolar, no contexto do ensino remoto ou híbrido, com risco de impacto nas séries subsequentes. Ele encontra-se disponível no endereço http://www.referencialcurriculardoparanaemfoco.pr.gov.br/.