União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Undime PR é premiada pelo destaque em formação em evento no Banco Central

Undime PR é premiada pelo destaque em formação em evento no Banco Central

A Undime participou, na manhã da última quarta-feira (10), do evento de reconhecimento das redes de ensino e escolas que se destacaram na fase piloto do Programa Aprender Valor, desenvolvido pelo Banco Central, e lançamento das adesões para 2022. O evento integra a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece de 8 e 14 de novembro.

A UNDIME PR foi premiada pelo destaque na Categoria Formação. “Dedico esse troféu a coordenação do estado do Paraná, que é um trabalho conjunto entre a UNDIME PR e a Secretaria de Estado de Educação do Paraná, e a todas as escolas e municípios do Paraná que participaram. Deixo meu agradecimento a esse grande marco para as políticas públicas que é o Programa Aprender Valor”, comentou a Presidente da UNDIME PR Marcia Aparecida Baldini.

Além da premiação à UNDIME PR, a escola municipal Vila do Rosário, do município de Castro-PR, foi premiada pelo destaque no quesito avaliação.

O Programa Aprender Valor tem por objetivo apoiar Secretarias de Educação e escolas, estaduais e municipais, na implementação do ensino da educação financeira e da educação para consumo nas escolas públicas de Ensino Fundamental, de maneira transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além disso, o Programa foi pensado para transformar a relação que crianças e adolescentes brasileiros têm com o dinheiro, buscando estimular os estudantes a desenvolver suas competências financeiras, para que estabeleçam relação consciente, responsável e autônoma com seus recursos financeiros desde a infância e, consequentemente, obtenham ao longo da vida melhor saúde e bem-estar financeiros para si próprios e para sua família.

A iniciativa conta com o financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

O Programa iniciou com a fase piloto, ainda em 2020, e contou com a participação de 6 estados, 257 municípios e 429 escolas. A fase de expansão ocorreu em 2021 e alcançou 26 estados mais o Distrito Federal, 1.766 municípios, 11.687 escolas e um universo de mais de 660 mil estudantes do 1º ao 9º ano. A Undime é parceira da iniciativa desde o projeto piloto.

Com o lançamento das adesões ao Aprender Valor para o ano que vem, qualquer escola de Ensino Fundamental da rede pública poderá aderir ao programa para o ano letivo de 2022. Para saber mais e realizar a adesão, acesse: https://aprendervalor.bcb.gov.br

O evento foi transmitido pelo canal do Canco Central no Youtube e a íntegra pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=vZvhu-jQdss