União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Undime-PR e SEED preparam orientações para auxiliar os municípios no planejamento do ano letivo de 2021

Undime-PR e SEED preparam orientações para auxiliar os municípios no planejamento do ano letivo de 2021

Para que o ano letivo seja o melhor possível, as secretarias de educação, escolas e professores precisam organizá-lo minuciosamente. Em 2021, os dias de Estudo e Planejamento (Semana Pegagógica) previstos no calendário escolar serão ainda mais importantes, tendo em vista os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR) estão elaborando, em regime de colaboração, roteiros sugestivos que visam orientar os municípios na organização dos dias de Estudo e Planejamento. O documento deve ficar pronto e ser disponibilizado em meados de janeiro.

Em reunião realizada na última segunda-feira (1/12), entre a presidente da Undime-PR, Marli Fernandes; a consultora educacional da Undime-PR, Stael Campos; e representantes do Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios da SEED-PR, foram definidas as pautas essenciais ao planejamento do ano letivo de 2021.

“É claro que cada município tem suas especificidades, que devem ser levadas em conta na organização dos dias de Estudo e Planejamento. A nossa proposta é apenas apontar diretrizes e temas que não podem ficar de fora das discussões, como a análise dos resultados obtidos pelas escolas em 2020, o plano de ações para 2021, a transição dos alunos do 5º para o 6º ano e a apresentação do documento Referencial Curricular do Paraná em Foco,” explicou a presidente da Undime-PR.

O calendário escolar prevê que as secretarias de educação e as escolas organizem dias de Estudo e Planejamento, envolvendo todos os educadores, pelo menos duas vezes ao ano, nos meses de fevereiro (antes do início das aulas) e julho (período de recesso escolar).