União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Undime-PR elabora guia para auxiliar as secretarias municipais de educação a priorizarem o conteúdo curricular na retomada das aulas presenciais

Undime-PR elabora guia para auxiliar as secretarias municipais de educação a priorizarem o conteúdo curricular na retomada das aulas presenciais

Com o objetivo de auxiliar as secretarias municipais de educação a planejarem a retomada das aulas presenciais depois que a pandemia de coronavírus estiver controlada, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) e o Instituto Reúna, está preparando um documento com as aprendizagens e habilidades essenciais aos alunos no contexto da flexibilização curricular.

O guia Referencial Curricular do Paraná em Foco vem sendo construído por um time de especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, que está debruçado sobre o Referencial Curricular do Paraná (RCPR).  A previsão é de que o material fique pronto até novembro.

“A pandemia de coronavírus pegou a todos de surpresa e forçou os professores, escolas e secretarias a se reinventarem. Mesmo que uma vacina seja aprovada até o final do ano, provavelmente ela será disponibilizada apenas aos grupos de risco no primeiro momento. A retomada das aulas presenciais deverá seguir protocolos rígidos, com número reduzido de alunos por sala, distanciamento físico e diferentes horários de entrada, saída e intervalos. Por isso, o ensino híbrido e a flexibilização curricular devem perdurar por mais algum tempo. A nossa preocupação ao elaborarmos esse documento é apontar os conteúdos que os alunos não podem deixar de aprender em cada ano escolar, com risco de impacto nas séries subsequentes,” explicou a presidente da Undime-PR e dirigente municipal de educação em Apucarana, Marli Fernandes.

Segundo a equipe de redatores, o novo documento não substitui o Referencial Curricular do Paraná. Ele está sendo construído para apoiar os professores, escolas e secretarias a planejarem o ano letivo em um cenário atípico de crise sanitária, com o menor prejuízo possível ao aprendizado dos alunos.

Além de apontar os conteúdos focais do Referencial Curricular do Paraná, o guia que está sendo elaborado pela Undime-PR, em regime de colaboração com a SEED-PR e o Instituto Reúna, vai contribuir para o planejamento de avaliações diagnósticas dos alunos e de ações de formação pedagógica com o corpo docente.