UniĆ£o dos Dirigentes Municipais de EducaĆ§Ć£o do Estado do ParanĆ”

šŸ“° AlfabetizaĆ§Ć£o Ć© tema de mesa-redonda mediada pela Presidente da Undime PR

šŸ“° AlfabetizaĆ§Ć£o Ć© tema de mesa-redonda mediada pela Presidente da Undime PR

No terceiro dia do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, a Presidente da Seccional Paraná, Marcia Baldini realizou a mediação da mesa-redonda: “A alfabetização de crianças na educação infantil e no ensino fundamental”.

A temática da mesa-redonda é constante e central nas atividades dos sistemas de educação, no planejamento das Secretarias Municipais de Educação e Redes Municipais de Ensino e, portanto, de extrema relevância para os Dirigentes Municipais de Educação que participam do Fórum.

“Quando falamos de alfabetização, é indispensável garantir formação continuada de qualidade aos professores, pois precisam ser instrumentalizados sobre esse processo para, a partir daí, planejar encaminhamentos e estratégias efetivas para alfabetização”, afirmou a Marcia durante a mesa-redonda, destacando o impacto da formação continuada no processo de alfabetização.

A mesa redonda contou com a participação de Telma Ferraz Leal, membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL/UFPR, Anita Stefani, Gerente de Articulação do Instituto Natura e Daniela Montuari, Vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG. Graças a atenção ao tempo de exposição foi possível aos DMEs presentes fazerem perguntas e debaterem sobre o tema com as participantes.

O 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, realizado em Brasília, encerra-se na sexta-feira, 19 de agosto.