União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Presidente da Undime PR Marcia Baldini participa de reunião do Comitê do Programa Educa Juntos

Presidente da Undime PR Marcia Baldini participa de reunião do Comitê do Programa Educa Juntos

Presidente da Undime PR Marcia Baldini participa de reunião do Comitê do Programa Educa Juntos em Curitiba na manhã de hoje (15/02), na ocasião participaram os membros: Roni Miranda - Diretor Pedagógico (SEED), Renato Feder - Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Marcia Baldini - Presidente da Undime PR, Ana Lúcia Rodrigues - Presidente da UNCME, João Carlos Gomes - Presidente do Conselho Estadual de Educação

 

O Programa Educa Juntos, instituído pelo Decreto Governamental nº 5857, de 05 de outubro de 2020, é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e as Prefeituras Municipais, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) e das Secretarias Municipais de Educação (SME), que tem como objetivos ampliar o suporte técnico e pedagógico aos municípios, bem como promover ações colaborativas na educação, a fim de contribuir para melhoria da qualidade da oferta do ensino a todos os estudantes das redes públicas de ensino do Paraná. São objetivos do Programa Educa Juntos:

  • Promover educação de qualidade para os estudantes da rede pública por meio de ações conjuntas com os municípios.
  • Fortalecer o regime de colaboração entre Estado e Municípios para superar a fragmentação das políticas públicas educacionais com vistas ao pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.
  • Priorizar a melhoria da aprendizagem dos estudantes matriculados na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, propondo práticas pedagógicas que assegurem aos estudantes um percurso contínuo ao longo de todas as etapas da Educação Básica, com ênfase na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental.
  • Promover medidas que assegurem a integração das etapas da Educação Básica para evitar a ruptura no processo educacional do estudante, garantindo-lhe a autonomia e o desenvolvimento integral.
  • Ofertar formação continuada aos profissionais de educação das redes municipais de ensino, como processo permanente e constante de aperfeiçoamento da prática pedagógica, de forma a assegurar ensino de qualidade aos estudantes da rede pública.
  • Disponibilizar material de apoio pedagógico e o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEP para as redes municipais de ensino.
  • Compartilhar práticas inovadoras e estratégias relacionadas à gestão da educação com as redes municipais de ensino.
  • Promover ações de reconhecimento para as redes municipais de ensino com os maiores resultados e maiores incrementos na aprendizagem dos seus estudantes.