União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Presidente Marcia Baldini representa UNDIME PR na IV Conae e em seminário internacional.

Presidente Marcia Baldini representa UNDIME PR na IV Conae e em seminário internacional.

A Presidente da Undime PR, Marcia Baldini, participou da abertura de dois grandes eventos da Educação na última segunda-feira (27). A participação foi online, na abertura da etapa estadual da Conae 2022 (IV Conferência Nacional de Educação) e abertura do Seminário Internacional: Mentoria de Diretores Escolares: trocas de saberes e experiência entre os pares.

No Seminário Internacional, Marcia falou sobre o papel fundamental exercido pelo diretor em uma escola. “Ele é o grande articulador na condução do processo de ensino e aprendizagem e tem a atribuição de conduzir o trabalho pedagógico, administrativo, financeiro e de gestão democrática”.

Marcia Baldini ainda enfatizou a importância da realização de formações voltadas para o profissional que exerce esta função. “Ninguém dá aquilo que não tem, é necessário o conhecimento e a troca de experiências com profissionais de todo o Brasil. É necessário relacionar a teoria com a prática. Uma teoria sem a prática é vazia”. O Seminário Internacional ocorre de forma com transmissão ao vivo no canal do GEPESC: https://www.youtube.com/c/GEPESC. e segue até hoje (28)

Já a IV Conae Nacional – etapa estadual, segue até quarta-feira (29), de forma online. A secretária Marcia participou da abertura do evento com o Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, a coordenação geral do FEEPR (Fórum Estadual de Educação do Paraná), entre outras autoridades da Educação, no Estado. Ela destacou que temas importantes precisam ser discutidos e avaliados na Conferência, a exemplo do Novo Fundeb, regulamentações decorrentes da VAAR (valor anual por aluno), a recomposição das aprendizagens, valorização dos profissionais da Educação, e garantia do direito à Educação. “Principalmente neste período de pós-pandemia é necessário pensarmos em estratégias para a recomposição da aprendizagem, principalmente de forma a garantir o acesso, retorno e permanência na escola, bem como a qualidade na Educação”.